Diversos recursos se colocam disponíveis para acelerar a cicatrização de feridas nos animais. A utilização de laserterapia agindo diretamente sobre a pele em nível celular, acelera o metabolismo local e por consequência a cicatrização.

O ozônio poderá ser aplicado diretamente por via subcutânea ou sobre a ferida. A sua ação dependerá da concentração do mesmo, podendo ser bactericida, debridante e de reoxigenação tecidual, acelerando assim a cicatrização.

Técnicas de acupuntura e moxabustão podem ser associadas, provendo a liberação da energia e acelerando a cicatrização com a aplicação de calor.

O caso abaixo foi desenvolvido e apresentado em uma monografia. Equinos são considerados uma espécie de difícil cicatrização, a ferida já estava aberta por 3 meses e conseguimos acelerar este processo.

Tratamento de Feridas 1

No primeiro dia de tratamento a ferida encontra-se com áreas necróticas, presença de secreção purulenta e larvas de parasitas.

Tratamento de Feridas 2

Após 3 dias de tratamento a coloração da ferida tinha mudado muito, o tecido se apresentava mais “vivo”. Secreções purulentas e parasitas já não estavam mais presentes.

Tratamento de Feridas 3

Após 30 dias o ferimento reduziu 186 cm². Durante este período o animal se manteve em campo e não foi utilizado outros medicamentos (antibióticos e anti-inflamatórios)