A hérnia de disco é uma doença degenerativa dos discos invertebrais, que pode causar muita dor e até a paralisia dos membros. Ocorre uma compressão da medula espinhal, o que leva o animal a ter dificuldade no caminhar e perda da sensibilidade.

Pode se variar em diferentes graus, apresentando: dor, desequilíbrio, incontinência urinária e fecal, perda de sensibilidade nas extremidades e até paralisia. Para o diagnóstico definitivo são necessários exames de imagem. E o tratamento poderá ser cirúrgico ou conservador, dependendo do grau em que se apresenta.

Na reabilitação da hérnia de disco utilizamos acupuntura que irá atuar liberando endorfinas, controlando a dor e restabelecendo as funções neurológicas perdidas. Aplicações de ozônio com o objetivo de analgesia, anti-inflamatório e reoxigenação tecidual. Os diversos aparelhos de fisioterapia entram para auxiliar na regeneração.

Em animais que já não sentem dor iniciamos o fortalecimento da musculatura que da sustentabilidade da região, através de exercícios passivos e passivos, alongamentos e exercícios na hidroesteira, que se faz indispensável neste tipo de reabilitação, pois facilita o caminhar e deixa o peso corporal mais leve. O fortalecimento da musculatura também é uma forma preventiva para novas crises e para animais que já tenham a predisposição da doença.

O Heiko é um simpático Daschund que teve hérnia de disco em um grau bastante elevado, não tinha dor surperficial e a profunda, além de não controlar a urina. Nós fomos lutando aos pouquinhos e comemorando cada passo desse esforço!

Este amiguinho veio de Videira (bem longe) para se tratar comigo. Ele teve hérnia de disco e não fez cirurgia. Chegou para mim como na primeira parte do vídeo, com diminuição dos reflexos, ão se mantinha em pé. Depois comecou a tentar um caminhar meio fraco e deambulante. No final vemos nosso pretinho andando já reabilitado e pronto para voltar ao oeste catarinense.

Esta fofurice é a Luna! Ela teve hérnia de disco grau 5, fez cirurgia de descompressão e em seguida inciou a reabilitação. No vídeo vemos a Luna no primeiro dia ainda sem muitos reflexos, na sequencia os primeiros passinhos que emocionam qualquer um. E no fim a caminhadinha que a gente quer ver sempre!

A Luna teve hérnia de disco grau 2 e não fez cirurgia. A sua recuperação foi com fisioterapia, acupuntura e ozonioterapia.

Hérnia de disco grau 5 é indicação cirúrgica, mas no pós operatório a reabilitação é fundamental. Ver os primeiros passinhos dela é emocionante!