Um dos quadros mais atendidos na reabilitação são as osteoartroses e artrites. Trata-se se uma doença articular degenerativa, que como o próprio nome já diz, degenera a estrutura com o passar dos anos. A melhor forma de entender a artrose, é comparando com o que acontece com uma pessoa mais velha da família, geralmente os avós, que sentem as articulações doerem com a mudança de tempo, ficam mais lentos e com movimentos restritivos com o passar dos anos.

A doença articular já foi motivo para muita dor ao paciente e tristeza aos tutores, mas hoje o tratamento vai muito além dos anti inflamatórios. A fisioterapia propõe a desinflamação do tecido, estabilidade articular e fortalecimento da musculatura sustentadora. Essa tríade de objetivos permite manter o animal bem, ativo e desacelera a degeneração da mesma. Além disso o uso de suplementos orais e injetáveis promovem nutrição e estimulam a lubrificação articular, auxiliando assim na melhora clínica e retorno da função do membro.

A artrose tem fases, apesar de ser degenerativa nem todas são iguais ou manifesta o mesmo quadro de dor. Avaliar o paciente e individualizar o tratamento é preciso, desde a prescrição do suplemento, o retorno aos exercícios e indicações para atividades domiciliar realizadas pelos tutores.